Psycare | Serviço de emergência psicadélica

O Psycare - serviço de emergência psicadélica - é um serviço direcionado às pessoas que experienciam crises  psicológicas relacionadas com o consumo de drogas, nomeadamente, experiências psicológicas desafiadoras ou emergências psicadélicas em ambientes de festa.

Estes são geralmente cenários não controlados para o uso de psicadélicos e outras drogas, combinando fatores de risco emergentes na relação entre o contexto e a pessoa (set and setting). 

Estimamos que cerca de 1% de todas as pessoas que participam neste tipo de eventos apresentem algum tipo de quadro que beneficie de  atendimento  especializado. No entanto, nem todas as emergências psicadélicas estão relacionadas com o consumo de drogas. 

Por vezes, o episódio é desencadeado por condições prévias de saúde mental (com ou sem a combinação do uso de drogas) ou simplesmente porque a experiência da festa/evento é avassaladora. O serviço de emergência psicadélica  está também preparado para apoiar outro tipo de crises de vários tipos, como casos de assédio, abuso e agressão sexual.Trabalhamos em estreita colaboração com promotoras de eventos, serviços de emergência médica entre outros.

O nosso serviço de Psycare trabalha para identificar e gerir emergências psicadélicas com protocolos que podem ser facilmente adaptados a uma grande variedade de eventos - de ambientes urbanos a ambientes de festivais transformadores.